sábado, 13 de agosto de 2011

A CASA DAS PALAVRAS



 Alicia Montenegro 8ºanoB
O autor visita uma pequena cidade onde passou parte da infância, ele vai a um colégio e conhece uma garota que diz que seu pai o conhece. Ele é convidado para jantar na casa dessa menina. Lá ele conversa com esse amigo de sua adolescência. Toninho conta a ele sua adolescência como era arruaceiro e bagunceiro, como brigava com o pai e como sua mãe era passiva. Tudo muda quando encontra Regina uma menina estudiosa, mas que estava doente. Ele se apaixona por ela e muda completamente o modo de ser para conquistá-la. Ela também se apaixona por ele e eles começam a namorar. Só que o estado de saúde dela fica ruim e ela acaba na cama. No final ela morre por causa da doença que tinha. Ela acaba mudando totalmente a vida de Toninho e as coisas melhoram com sua família.

 Andréa Carvalho 8ºanoB
  • OBS: Andréa não leu o livro, e não fez o resumo crítico.

 Clara Dourado 8ºanoB
            É um livro constituído por 25 crônicas, onde uma das crônicas é “E AMANHÃ SÃO MAIS 50 MIL”. Essa crônica cita a realidade que ocorre no dia a dia dos estudantes, principalmente dos vestibulandos e as dificuldades que eles enfrentam.
            A crônica retrata as dificuldades que são enfrentadas pelos jovens, principalmente na época de vestibular. Como ter que acordar cedo, correr contra o tempo, lutar contra o nervosismo, e tentar realizar uma boa prova. Além das dificuldades que enfrentam no percurso até o local determinado. O texto também cita sobre a preocupação dos pais, e como agi quem realmente está interessado.
            A casa das palavras é um livro interessante que relata vários acontecimentos e dificuldades que passamos no nosso cotidiano, porém é um pouco cansativo porque conta vários tipos de histórias, lhe confundindo.



 Ellen Almeida 8ºanoB

Livro de crônicas, onde possuem 25 e nos mostra algumas das realidades do mundo, coisas que ocorrem no nosso cotidiano, dia a dia. Uma das crônicas desse livro é “e amanhã vai ser mais 50 mil”, conta fatos ocorridos nas nossas vidas e em de outros jovens, demostrando aflições, medos, coragens e muitas atitudes difíceis.
A crônica conta sobre jovens em época de vestibular, tudo que eles passam nos momentos mais tensos, coisas que não passam por a cabeça ou que deveria passar. Coisas que acontecem com o termino da prova, grandes e difíceis atitudes que tem de tomar, no momento em que passam a entrar para a fase adulta da vida e principalmente a preocupação dos pais, o medo que eles têm de que coisas ruins aconteçam com os seus adoráveis filhos, que por muito tempo esteve em suas mãos.
É uma ótima crônica onde pode ate nos preparar para o futuro, nos dando ensinamentos e entendimento para vida. É relatado em poucas linhas, onde a autora consegue enfatizar bem resumidamente, um pedaço da vida de quase todos nós.

 Ian Dourado 8ºanoB
A casa das palavras é um livro formado por 25 crônicas. Uma das crônicas que se chama mais atenção é: o bem estar não mora em gaiola. Nessa crônica, mostra a vida dos animais presos em gaiolas, jaulas e outros.
No contexto dessa crônica o homem captura o animal por prazer e ganancia. Onde ele captura jacaré pra tirar o seu coro para fazer novos produtos para vender, o rato serve de experimento para atividades cientificas, o boi para o trabalho rural. Tudo o homem tem um olhar ganancioso pra algo.
Também mostra que os animais vêm diminuindo cada vez mais, por quase do homem que não tem consciência, fazendo queimadas, poluindo o ar, agua, solo, onde todos nos devemos fazer algo para que não acabe a fauna e a flora, se conscientizando dos nossos próprios atos.




Um comentário: